Craibas completa 29 anos de Emancipação Política
O termo é de origem tupi -“Carahyba”- e designa a árvore do ramo das bignoniáceas, muito comum na região. Era conhecido antes da criação oficial do município, em 1962, por Craíba dos Nunes, uma referência à família de pioneiros que se instalou no lugar.
Nos idos de 1865, Manoel Nunes da Silva Santos chegou à região onde está hoje o município de Craíbas, sendo um dos seus primeiros habitantes. Apesar de ser uma área pobre ele resolveu se estabelecer ali mesmo, adquirindo uma grande extensão de terras pertencentes a Felipe Nogueira de Lima, composta basicamente de matas e árvores, principalmente a craibeira, que acabaria dando nome à cidade.
Até 1892, Manoel Nunes foi o único proprietário do lugar. Com o falecimento de sua esposa, Josefa Teixeira da Silva, neste mesmo ano, iniciou-se a partilha de bens entre filhos e genros. As terras foram divididas e incrementou-se, a partir daí, o desenvolvimento da localidade.
No começo do século XX Craíbas passou a ter características de um povoado. Por volta de 1922 já figura na divisão administrativa do Estado de Alagoas como um lugarejo pertencente ao município de Limoeiro de Anadia. Adalberto Marroquim, em sua “Terra das Alagoas”, assevera que, em Craíbas, por este tempo, existia uma escola pública mantida pelo Estado. A primeira feira pública foi realizada em 23 de março de 1923. O primeiro cartório de registro civil foi instalado em 1939.
O crescimento sócio-econômico do povoado determinou a sua autonomia administrativa. Dessa forma, pela Lei nº 2.471, de 28 de agosto de 1962, obteve a sua emancipação política. O deputado estadual José Pereira Lúcio foi o autor do projeto, aprovado na Assembléia Legislativa e sancionado pelo então governador Luiz Cavalcante.
A instalação oficial do município ocorreu em 23 de setembro de 1962. Até a realização das eleições municipais, Antônio Barbosa foi nomeado prefeito, interinamente. Em 1963, Manoel Pedro da Silva foi eleito prefeito, mas perdeu o mandato em 1965, quando a cidade voltou a ser distrito de Arapiraca. Somente após um plebiscito, realizado em 1982, o então governador Theobaldo Barbosa devolveu a autonomia político-administrativa a Craíbas.
No tocante ao aspecto religioso, a paróquia de Nossa Senhora da Conceição foi fundada em 27 de junho de 1959 por Dom José Terceiro de Souza, então bispo de Penedo. Atualmente a freguesia integra o Vicariato de Arapiraca e tem como Pároco o Monsenhor José Theisen e como Vigário Paroquial o Padre Benedikt Lennartz. A Paróquia de Craíbas está sob a jurisdição eclesiástica da Diocese de Penedo, cujo bispo atual é Dom Valério Breda (SDB).
Fonte: municpiosalagoanos.com.br
http://municipiosalagoanos.com.br/noticia/?id_noticia=8527&&contador=ok
PROGRAMAÇÃO (Alguns Eventos)
Dia 20/05 - Show na Vila Folha Miúda
Dia 21/05 - Inaugurações, Show com Artistas da Terra, Forró do Tchê e Paulinho Pauleira.
Dia 22/05 - Show: Artistas da Terra, Galá do Brega e Sirano e Sirino